É de conhecimento geral e prática no nosso dia a dia a preocupação em reduzir a conta de energia elétrica e de água. Desligue as luzes, feche a torneira, desconecte os aparelhos, não deixe a porta da geladeira aberta… Mas falta um ponto crítico nessa análise: a conexão energia-água.

Apesar de estar no ranking dos dez maiores consumidores de energia, a Agência Internacional de Energia, AIE ressalta que o Brasil é um dos líderes mundiais na produção de energia hidrelétrica e de biocombustíveis, fontes de energia renováveis.

De acordo com a agência, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de energia hidrelétrica, atrás somente da China.

A conservação e o gerenciamento da água estão se tornando vitais para a conservação de energia e por esse motivo o uso de sistemas de irrigação cada vez mais eficientes trazem cada vez mais benefícios.

Nesse sentido, a irrigação por gotejamento tem se mostrado um eficiente sistema no quesito custo x benefício, com economia de água em média de 40-60% em relação aos sistemas de sulcos e aspersão e até 30% em sistemas de aspersão sub-copa.

Faça um planejamento do uso da água e energia:

Após implantar um bom sistema de irrigação, utilizando um projeto adequado, muitos produtores acabam não dando valor e atenção suficientes ao manejo da irrigação, essencial para obtenção de bons resultados.

Manejar a irrigação sem utilizar uma forma adequada para monitorar e entender a necessidade real da planta seria como ter uma Ferrari mas não saber pilotar.

Portanto, o manejo da irrigação deve ser visto como uma atividade de extrema importância, para que se possa extrair o máximo potencial do sistema – envolvendo planejamento constante, monitoramento, tomada de decisão e ação.

Fazendo um bom manejo de sua cultura agrícola será mais fácil desenvolver um plano de gerenciamento em períodos de seca, através do qual se pode planejar e priorizar a alocação de água para os setores. Assim, com a otimização do sistema de irrigação, a conta de energia elétrica deverá reduzir drasticamente.

Saiba mais sobre as soluções de irrigação da NaanDanJain!