Culturas Agrícolas

Conheça alguns cultivos agrícolas

FRUTICULTURA

Café

Cultura

O cafeeiro é uma planta de porte arbustivo de 2 a 4 m de altura, de crescimento contínuo, pertencente à família Rubiaceae a qual abrange mais de 10 mil espécies agrupadas em mais de 600 gêneros.

Clima

O cafeeiro é uma planta de clima tropical úmido com temperaturas amenas. A temperatura ideal para seu desenvolvimento é de 18° a 22°C, não suportando geadas e com desenvolvimento muito prejudicado em temperaturas acima de 30°C, dado este válido para as variedades de Arábica.

Irrigação no café

A irrigação aliada ao fornecimento de fertilizantes corretamente balanceados no momento propício, via água de irrigação, propiciam aumento de 66% a 123% na produção, quando comparado com cafeeiros não irrigados (Antunes). De acordo com Mantovani (2003) a irrigação em plantas de café é recomendada para a maioria das regiões produtoras de café do Brasil.

Conheça as soluções de irrigação recomendadas:

Kit Tecnologia
+ Café
Kit Tecnologia <br>+ Café
AmnonDrip
AmnonDrip
NaanTIF
NaanTIF

Citrus

Cultura

O nome científico é Citrus sinensis L. Osbeck, fámilia Rutáceas(Rutaceae), mais conhecido como Laranja, origem da Ásia e seu nome em inglês é Orange.
Seus tipos são: Lima, Lima-ácida, Limão, Pomelo e Tangerina.

Clima

O clima exerce grande influência sobre o vigor e longevidade das plantas cítricas, qualidade e quantidade de frutos desenvolvendo-se melhor os citros em regiões de clima mais ameno, solos adequados e cerca de 1.200 mm anuais de regime pluvial bem distribuídos. Com o regime de chuvas irregular, a irrigação torna-se um importante fator para a obtenção da produtividade e qualidade esperados. 

Irrigação e Fertirrigação em Citrus

Para crescer e produzir bem as plantas cítricas precisam de carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, zinco, cobre, boro, manganês, cloro e ferro, retirados da água, do ar e do próprio solo. A análise do solo permite avaliar as condições de fertilidade do mesmo e, a partir dos seus resultados, determinar o que e quanto se deve aplicar nas adubações.

Conheça as soluções de irrigação recomendadas:

AmnonDrip
AmnonDrip
NaanTIF
NaanTIF
Dan 2002
Dan 2002
Modular
Modular

CULTURAS DE CAMPO

Pastagens

Cultura

As pastagens são divididas em três categorias: natural, nativa e artificial. Elas são utilizadas nas propriedades a depender da criação, solo e clima da região e condições da propriedade.

Participação na agricultura e importância

Quando se agrega a irrigação e técnicas ideais de manejo das pastagens a lotação de aninais pode ser multiplicada por oito em relação à média nacional.

A escolha do tipo de forrageira utilizada dependerá do clima, solo, tipo de rebanho e condições do proprietário. Para maior sucesso na escolha consultar um profissional, que irá indicar os tipos de forrageiras que melhor se adapta ao local e manejo.

Irrigação em pastagem

A NaanDanJain tem como foco promover soluções integradas e de fácil implementação para os produtores e, por isso, desenvolveu um novo conceito de irrigação de pastagem em formato de kit denominado Tecnologia Mais Pasto.

Conheça as soluções de irrigação recomendadas:

KIT +PASTO
KIT +PASTO
Super 10
Super 10
5035 SD
5035 SD

Cana-de-açúcar

Cultura

Botânica: a cana-de-açúcar tem caules robustos, fibrosos e articulados que são ricos em sacarose. A planta tem entre dois e seis metros de altura e faz parte do grupo de espécies de gramíneas perenes altas do gênero Saccharum, tribo Andropogoneae, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de açúcar e etanol.

Plantio da cana-de-açúcar

O plantio TRADICINAL compreende basicamente QUATRO etapas principais:

  • corte de mudas;
  • distribuição no sulco;
  • corte dos colmos em pedaços menores, dentro do sulco;
  • cobertura.

Recentemente foi introduzida uma nova forma de plantio: MPB – Muda Pré Brotada que proporciona o estande ideal e plantas e um excelente vigor. No caso de plantio de MPB a irrigação desde o plantio proporciona excelente pegamento e ótimo desenvolvimento.

Irrigação em cana-de-açúcar

Irrigação em cana-de-açúcar A irrigação possui importância fundamental como ferramenta para aumentar a produção de cana-de-açúcar no Brasil com custo competitivo e de maneira viável e sustentável. Dentre os benefícios da irrigação por gotejamento, podemos destacar:

✅Aumento da produtividade e longevidade dos canaviais.
✅Aumento do período de plantio e colheita.
✅Redução dos tratos culturais.
✅Redução dos riscos de produção e custo de capital.
✅Redução do custo de arrendamento.
✅Redução do CCT.
✅ Possibilidade de planejamento.

Conheça as soluções de irrigação recomendadas:

Kit Tecnologia
+ Cana MPB
Kit Tecnologia <br>+ Cana MPB
Kit Tecnologia
+ Cana MEIOSI
Kit Tecnologia <br>+ Cana MEIOSI
TopDrip
TopDrip
5035 SD
5035 SD
MAGIC DRIVE
MAGIC DRIVE

Horticultura

Alface

Cultura

O manejo da umidade ao longo do período de crescimento é um fator crítico para a boa produção com qualidade. Mesmo em períodos relativamente curtos de umidade inadequada, pode afetar a cultura.

Rendimentos de alface podem chegar a até 50-70 toneladas por hectare, dependendo da variedade, número de ciclos de plantio e condições do solo. A duração do ciclo plantio/colheita em solo é de 60-90 dias no outono e no verão 21 a 30 dias.

Clima

Durante a germinação, são exigidas temperaturas de 7-24 °C. Dias curtos são ideais para cultivo de alface. Dias de mais de 12 horas de duração causam florescimento do alface.

Irrigação de alface e folhas verdes

O objetivo da irrigação é para evitar estresse hídrico, especialmente durante a formação da cabeça.


Estresse hídrico pode ocorrer em uma cultura quando a umidade do solo é excessiva ou quando é deficiente. Quando níveis de concentração de oxigênio na atmosfera do solo são reduzidas devido ao encharcamento por um longo período de tempo, o sistema de raízes pode ser severamente danificado. Alface e plantas de folhas verdes são especialmente suscetíveis ao estresse hídrico devido aos seus sistemas radiculares rasos.


O uso eficiente da água, ou seja, bom manejo da irrigação, alta uniformidade de aplicação de água e baixa taxa de precipitação (no caso de aspersão), irão ajudar a evitar condições de estresse e compactação do solo.

Conheça as soluções de irrigação recomendadas:

Kit Tecnologia +
Horta Gotejamento
Kit Tecnologia + <br> Horta Gotejamento
ChapinStf
ChapinStf
Turbo Excel
Turbo Excel
Super 10
Super 10

Morango

Cultura

Planta rasteira, de porte pequeno, perene, folhas com três folíolos, flores brancas ou de cor rosa e infrutescência ou receptáculo floral, o qual após a fecundação torna-se carnudo e suculento, adquirindo o formato oval de coloração vermelha, constituindo um pseudofruto. Esta é a parte comestível. Os pequenos pontos escuros, aderidos ao receptáculo floral são chamados de aquênios, onde estão as sementes.

Plantio

Feito em canteiros cobertos  com “mulching” plástico, com 2 ou 4 fileiras de plantas espaçadas de 30 x 30 cm.

Irrigação em morango

O sistema de irrigação por gotejamento é o mais adequado à cultura, o qual propicia melhor eficiência no uso da água e controle fitosanitário. Fertilizantes podem  e devem ser veiculados com a água de irrigação por gotejamento, facilitando o parcelamento dos nutrientes

Conheça as soluções de irrigação recomendadas:

ChapinStf
ChapinStf
Turbo Excel
Turbo Excel
ClickTif HD PC CNL
ClickTif HD PC CNL

Cultivo protegido

Irrigação em Cultivo Protegido

Cultivo

O cultivo em ambiente protegido é uma ferramenta muito útil para a obtenção de alta produtividade e de produtos de excelente qualidade, pois propícia o desenvolvimento da cultura ao longo do ano sob certo controle das condições climáticas, tais como: temperatura, umidade do ar, radiação, vento e composição atmosférica.

Os cultivos protegidos em geral são muito sensíveis ao estresse hídrico por mais de uma razão. Em geral são plantas muito novas e com sistema radicular pequeno, também costumam nos casos de cultivo com finalidade de colheita na estufa, ter pouco volume para crescimento radicular em profundidade (cultivo em vasos, bags, etc.).

Dessa forma, é fundamental que haja reposição de lâmina de forma mais recorrente que em outros ambientes de cultivo, e também que quando feita na forma de aspersão, tenham gotas pequenas, que não removam substrato pelo impacto.

Irrigação em cultivos protegidos

A NaanDanJain tem em seu portifólio vários produtos que atendem às diversas combinações de espaçamento x lâmina de reposição x altura x uniformidade de aplicação.

Conheça as soluções de irrigação recomendadas:

ClickTif HD PC CNL
ClickTif HD PC CNL
HADAR 7110
HADAR 7110
Modular
Modular
AquaMaster 200
AquaMaster 200
Green Spin
Green Spin

Controle Climático

Cultura

Este é um sistema de produção agrícola especializado, que possibilita certo controle das condições climáticas, tais como: temperatura, umidade do ar, radiação, vento e composição atmosférica.

Aplicações

A NaanDanJain possui uma ampla gama de soluções em controle climático.

Atomizador Fogger:

Solução para resfriamento e umidificação de ambiente em estufas. Propicia as condições ideais em estufas de propagação e enraizamento de mudas. O emissor fogger e todos os demais materiais utilizados são resistentes aos produtos químicos normalmente utilizados na agricultura.

Nebulizador Green-Mist

Emissor de dupla função para nebulizar e irrigar mesas de propagação de culturas.
E outros.

Conheça as soluções de irrigação recomendadas:

Green Mist
Green Mist
Super Fogger
Super Fogger
Turbo Fog
Turbo Fog

Fumigação

Cultura

A aplicação de defensivos agrícolas dentro de estufas é uma prática importante e necessária, envolvendo cuidados extras na aplicação, principalmente no uso EPIs, quando feita por pessoas. A NaanDanJain fornece sistemas de nebulização para estufas, com malha de cobertura total, fixa, podendo ser automatizada.

Vantagens

Sistema de nebulização totalmente fixo, sem mudanças de tubulações. Nebulização em toda a estufa, sem necessidade de mão de obra no interior da estufa, dispensando o uso de EPIs.

Nebulização com gotas finas com diâmetro médio de 50-55 µ. Único sistema que pulveriza simultaneamente com completa cobertura em pequenas ou grandes estufas.

Conheça as soluções de irrigação recomendadas:

Super Fogger
Super Fogger

Não Encontrou Sua Cultura?

Entre em contato conosco e vamos te auxiliar para a melhor solução em irrigação!