Ícone pastagensPastagens

Cultura

As pastagens são divididas em três categorias: natural, nativa e artificial. Elas são utilizadas nas propriedades a depender da criação, solo e clima da região e condições da propriedade.

As pastagens naturais são as vegetações originais, nelas encontramos espécies de herbáceas, gramíneas, não gramíneas e arbustos.

As pastagens nativas são o tipo de vegetação espontânea que possuem algum tipo de valor forrageiro, esse tipo de vegetação cresce após a destruição da vegetação original.

A pastagem artificial é composta de espécies exóticas ou nativas, onde já não existe a vegetação original. Este tipo de pastagem é dividida em permanente que podem durar até trinta anos e em temporárias que podem durar seis meses.

Participação na agricultura e importância

O Brasil tem 172 milhões de hectares de pastagens, dentre estes aproximadamente 110 milhões de hectares são de pastagens artificiais cultivadas com muitas variedades de capins como os dos gêneros: Brachiarias pp, Panicum maximum, Andropogon, Cynodon.

Um fato importante na pecuária é a degradação de pastagens, que está presente em todas as regiões. E quanto maior é a degradação, menor é o suporte em animal/ha. Hoje se calcula que a área total de pastagens do Brasil tem aproximadamente 206 milhões de cabeças de bovinos o que dá uma densidade de 1,2 cabeças por ha.  A pressão por novas áreas agrícolas está forçando a pecuária a rever sua forma de conduzir as pastagens. Com uma pequena melhora nas pastagens, tais como: manejo, adubação facilmente se consegue duas cabeças por ha.  Isto representa uma liberação de 70 milhões de ha utilizados pela pecuária, para a agricultura, ou seja, o dobro da área de plantio de soja.

Produtos NaanDanJain atendem às pastagens

Quando se agrega a irrigação e técnicas ideais de manejo das pastagens a lotação de aninais pode ser multiplicada por oito em relação à média nacional.

A escolha do tipo de forrageira utilizada dependerá do clima, solo, tipo de rebanho e condições do proprietário. Para maior sucesso na escolha consultar um profissional, que irá indicar os tipos de forrageiras que melhor se adapta ao local e manejo.

Conheça a tecnologia Mais Pasto NaanDanJain

Tecnologia Mais Pasto By NaanDanJain

A NaanDanJain tem como foco promover soluções integradas e de fácil implementação para os produtores e, por isso, desenvolveu um novo conceito de irrigação de pastagem em formato de kit denominado Tecnologia Mais Pasto.

Acesso nosso catálogo promocional:

Casos de Sucesso

Depoimentos

Dados Técnicos