A irrigação é imprescindível e dentro seus múltiplos benefícios, traz segurança na colheita. O investimento em uma lavoura com ótimos resultados é o objetivo de todo produtor rural. A verdade é que a agricultura é praticada em uma ampla gama de condições climáticas com taxas variáveis de precipitação e evaporação, portanto, ficar dependendo só da chuva pode ser bastante arriscado, já que podem ocorrer perdas de uma parte ou até toda produção por falta de água nas plantas.

Mesmo as áreas com alta precipitação anual requerem irrigação quando essas chuvas não são bem distribuídas e como cada vez mais produtores estão percebendo que o déficit hídrico resulta em menor rendimento, eles estão instalando sistemas de irrigação para garantir o fornecimento constante de água e fertilizantes.

Manejo da Irrigação: Não se gerencia o que não se mede, não há sucesso no que não se gerencia.

Após implantar um bom sistema de irrigação, utilizando um projeto adequado, muitos produtores acabam não dando valor e atenção suficientes ao manejo da irrigação, essencial para obtenção de bons resultados.

Manejar a irrigação sem utilizar uma forma adequada para monitorar e entender a necessidade real da planta seria como ter uma Ferrari mas não saber pilotar.

Portanto, o manejo da irrigação deve ser visto como uma atividade de extrema importância, para que se possa extrair o máximo potencial do sistema – envolvendo planejamento constante, monitoramento, tomada de decisão e ação.

A maior parte dos produtores acaba não realizando um manejo adequado, isto é, aplica a quantidade de água acima ou abaixo do que a lavoura necessita.

ISTO ACABA IMPLICANDO EM CONSEQUÊNCIAS COMO:

  • Desperdício de energia
  • Incidência de pragas e doenças
  • Lixiviação e absorção de nutrientes
  • Desperdício de água
  • Baixo rendimento da lavoura

Irrigar é muito mais que jogar água. Cada lavoura possui necessidades distintas em diferentes momentos. Ao irrigar de acordo com a necessidade hídrica real da planta, levando em conta as condições climáticas e o estágio fenológico da cultura, os ganhos de produtividade na safra aumentam e os custos com a produção são reduzidos.

Saiba mais como irrigar com compromisso: https://naandanjain.com.br/