Atualmente, a maioria dos produtores rurais dependem de tentativa e erro, adivinhação e estimativa para gerirem suas atividades no campo. O uso inadequado da água e de fertilizantes resultam em rendimentos e lucros diminuídos.

Quando os fertilizantes são aplicados de forma convencional (sobre o solo, aguardando chuva para sua incorporação), as perdas podem chegar a 60%.

No caso de aplicação via sistema de irrigação, o custo de aplicação é praticamente zero e, como são aplicados diretamente no sistema radicular – caso da irrigação por gotejamento –, as perdas são mínimas.

É possível fracionar as doses, colocando nas plantas somente as quantidades requeridas, de acordo com o seu desenvolvimento.

O conhecimento é o ingrediente ativo de maior resposta na produtividade e na rentabilidade da lavoura.

O resultado das culturas à aplicação de fertilizantes depende de vários fatores. Conhecê-los e controlá-los com planejamento em pontos críticos é essencial para aumentar a rentabilidade da cultura já que o manejo da fertilidade do solo no sistema de produção representa quase um terço do custo variável das propriedades.

Clique aqui e conheça as Soluções da NaanDanJain para o controle completo e gerenciamento de um sistema de irrigação.