Os citros são uma das mais importantes frutíferas cultivadas no mundo, sendo o Brasil líder no mercado, pasmem… desde 1980!

O posto é mantido até hoje: a safra brasileira em 2016/2017, segundo a Fundecitrus, foi de 245 milhões de caixas, contra 67 milhões de caixas dos Estados Unidos, segundo maior produtor mundial.

O Brasil é responsável ainda por produzir 61% de todo o suco de laranja consumido no planeta.

Para a safra de 2017/18 a produção é estimada em 14% maior do que a média histórica dos últimos dez anos.

Irrigação e produtividade

O estresse hídrico pode afetar a produção de citrus em todas as fases de desenvolvimento da planta e o problema pode ocorrer antes de quaisquer sintomas visuais aparecerem. A disponibilidade de água influencia fortemente a floração e frutificação, podendo afetar a queda de frutos, o tamanho dos frutos, a produtividade, as características internas dos frutos e o desenvolvimento da copa.

Nesse sentido, a irrigação por gotejamento tem se mostrado a mais eficiente no quesito custo x benefício, pois é a mais eficiente, com economia de água na ordem de 40-60% em relação aos sistemas de sulcos e aspersão e até 30% em sistemas de aspersão sub-copa.

Segundo pesquisa do Instituto Agronômico (IAC) realizado no município de Casa Branca, interior paulista, foram instalados os equipamentos de irrigação em um pomar de plantas adultas, tendo como resultado, um aumento médio de 30% na produtividade proporcionado pela irrigação.

De acordo com a pesquisadora do IAC, Regina Célia de Matos Pires, mesmo irrigando apenas 8% da área, houve ganho de produtividade. No primeiro ano de experimentos, o salto foi de 100%. No pomar onde foi desenvolvido o estudo, o cultivo de laranjas sempre havia sido feito em sequeiro.

Faça um planejamento do uso da água:

Estime as necessidades de água mensais para os setores de seu pomar com valores médios de uso da água e analise o histórico de registros de irrigação do pomar.

Esta informação pode ser usada para desenvolver um plano de gerenciamento em períodos de seca, através do qual se pode planejar e priorizar a alocação de água para os setores.

Conheça mais sobre as soluções da NaanDanJain para a citricultura!