6 Sinais de que você está fertilizando demais suas plantas

Sabe o ditado popular de que: “Tudo o que é demais faz mal”. Quando se trata de fertilizar plantas, esse ditado faz muito sentido. As plantas que recebem a quantidade adequada de fertilizantes respondem rapidamente ao crescimento e têm uma ótima aparência. O resultado torna tentador dar-lhes mais fertilizante (em dose, frequência ou ambos) e muitas vezes isso é um erro. Abaixo estão seis sinais que você pode reconhecer facilmente para determinar se está dando fertilizante demais às suas plantas:

  1. Amarelecimento e murchamento das folhas inferiores das plantas
  2. Escurecimento das margens e pontas das folhas
  3. Raízes marrons/pretas ou podres
  4. Crescimento lento da planta
  5. Queda de folhas
  6. Crosta de fertilizante na superfície do solo

Por que as plantas precisam de fertilizantes?

As plantas precisam ser fertilizadas porque a grande maioria dos tipos de solo não fornecem os nutrientes essenciais necessários para um crescimento ideal. Mesmo que você tenha a sorte de possuir um solo rico em matéria orgânica, conforme suas plantas crescem, elas absorvem nutrientes e deixam o solo menos fértil.

O que acontece com a planta quando você fertiliza demais?

Quando você adiciona muito fertilizante ao solo, as plantas não conseguem absorver água. As plantas dependem de um gradiente de pressão osmótica para coletar água. Quando a concentração de sólidos dissolvidos aumenta continuamente do solo ao redor das raízes até o centro da raiz, isso faz com que a água flua para a planta. Quando a pressão ao redor das raízes fica muito alta, o fluxo de água se inverte. É daí que vem o termo “queimar” as plantas. A água está fluindo das folhas para as raízes e as folhas queimam porque não têm água para resfriá-las.

As plantas se ajustam às variações no nível de nutrientes ao redor de suas raízes, mas se dão melhor quando o nível é consistente. Este é um dos principais benefícios da fertirrigação. A fertirrigação fornece um pouco de fertilizante cada vez que você irriga, para que o nível ao redor da raiz permaneça consistente. Isso é muito melhor do que chocar ocasionalmente suas plantas com fertilizantes. As plantas são como nós. Temos um desempenho melhor e nos sentimos melhor quando não ficamos cheios ou com muita fome. Moderação é a chave para nossas plantas e para nós.

A questão do custo também deve ser levada em conta quando falamos de fertilização de plantas. Se você adicionar muitos nutrientes, o excesso de fertilizantes é lixiviado e, consequentemente, seu custo com os produtos também.

Um dos segredos-chave da produção em diversas culturas é o equilíbrio de água. Por isso, é importante que os projetos de irrigação priorizem o uso racional da água, evitando a falta ou excesso, pois ambos podem causar impactos.

Uma parte importante da agricultura só se viabiliza mediante a aplicação artificial de água. Em regiões afetadas por escassez em períodos específicos do ano, diversas culturas viabilizam-se apenas com a aplicação suplementar de água.

O uso da irrigação traz diversos benefícios, tais como o aumento da produtividade, a redução de custos unitários de produção, a atenuação de riscos climáticos/meteorológicos e a otimização de insumos e equipamentos. A irrigação também é fundamental para o aumento e a estabilidade da oferta de alimentos e consequente aumento da segurança alimentar.

As tecnologias de irrigação aliadas a um correto manejo vieram para auxiliar em safras mais produtivas e a superar o desafio de produzir mais por gota d’água e a NaanDanJain, empresa líder no setor de irrigação localizada, oferece os mais variados sistemas e equipamentos de irrigação disponíveis no mercado nacional e internacional, com o objetivo de proporcionar o melhor retorno aos investimentos em irrigação.

Compartilhe Este Artigo:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp

Outras máterias

4 Cuidados importantes para um projeto de irrigação

O investimento em uma lavoura com ótimos resultados é o objetivo de todo produtor rural.…

6 Sinais de que você está fertilizando demais suas plantas

Sabe o ditado popular de que: “Tudo o que é demais faz mal”. Quando se…

10 dicas para garantir um bom manejo de irrigação de pastagens

Conhecer o solo, fazer a revisão dos equipamentos e montar um plano de irrigação são…

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Receba nossas novidades em primeira mão.