A escassez de água é um desafio mundial e a disponibilidade de água doce será um problema chave. Porque sem água, não há comida. Simples assim.

Assim, sol e chuva se sucedem e o intenso período de estiagem vivido pela maioria dos municípios brasileiros nos últimos anos fizeram com que os produtores rurais buscassem por tecnologias que economizem água, para reduzir o custo de produção e aumentar a produtividade de suas culturas.

Para se ter uma ideia, um hectare irrigado produz três vezes mais alimentos do que um que dependa da chuva.

A tecnologia de irrigação por nebulização consiste na emissão de uma névoa de micro gotas utilizada para a climatização que auxilia na manutenção da umidade relativa do ar e no controle da temperatura em áreas de cultivo sob ambiente protegido, como viveiros e estufas.

A nebulização possui inúmeras aplicações e é também utilizada na conservação de flores, estábulos, granjas, balcões de verduras em supermercados e locais onde é necessário o aumento da umidade relativa do ar ou o rebaixamento da temperatura.

Vantagens

Dentre as vantagens do sistema podemos destacar:

  • Sistema de nebulização totalmente fixo, sem mudanças de tubulações;
  • Completa cobertura em pequenas ou grandes estufas;
  • Economia de mão de obra: operado externamente por uma pessoa ou podendo ser totalmente automatizado;
  • Aplicação do defensivo via nebulização, feita de forma imediata, pois o sistema está sempre pronto para operação: muito importante quando o tempo de pulverização é crítico.

Turbo Fog NaanDanJain

Um dos lançamentos da NaanDanJain na última Agritech é o Sistema de Névoa Artificial para Controle do Clima: Turbo Fog.

O sistema “Turbo Fog” usa tecnologia hidropneumática e é usado para controle de temperatura e resfriamento (como em centros de exposições ou parques temáticos durante o verão) e para fins de irrigação suave em estufas.

O tamanho das gotas produzidas no processo de bombeamento de água e ar a baixa pressão é de cerca de 5 mícrons, de modo que o spray não molha realmente a área pulverizada. O nevoeiro artificial é um componente importante na manutenção de temperaturas baixas e na prevenção da desidratação, especialmente em estufas.

O sucesso esperado do sistema vem da economia significativa de energia, do tamanho preciso das gotas ao longo do tempo, da capacidade de alterar o tamanho das gotas, da distância do jato e do fluxo, conforme necessário, e da capacidade de cobrir áreas amplas.

Entre em contato com a NaanDanJain e saiba mais sobre o Turbo Fog: naandanjain@naadanjain.com.br