Conheça nosso Caso de Sucesso na Produção de Batatas em parceria com a PepsiCo.

Em toda safra, produtores rurais buscam formas de se proteger e garantir rentabilidade, seja pela estratégia de comercialização, planejamento contra as oscilações nos preços dos insumos ou adoção de novas tecnologias para um melhor desempenho na lavoura.

Pensando nisso, com o objetivo de entregar uma produção agrícola de alta performance aliado a geração de impactos sociais e ambientais positivos que os produtores rurais parceiros da PEPSICO BRASIL participam do programa Sustainable Farming Program da Pepsico que têm como principal finalidade construir uma cadeia de suprimentos mais sustentável por meio de boas práticas agrícolas.

O desafio de produzir mais para cada gota de água, não é só do produtor, mas também de empresas responsáveis que utilizam da tecnologia para ajudar o agricultor a elevar seus resultados de forma sustentável e consciente e a NaanDanJain entende que é preciso criar inovações, participando do uso e integrando soluções para criar um impacto mais amplo.

A abertura e a colaboração são essenciais para a abordagem de inovação das próximas gerações. Precisamos renovar todos os modelos, abordagens e estruturas antigas, e essa é uma maneira da NaanDanJain ajudar a fazer isso. Ao apoiar o Sustainable Farming Program da PEPSICO a NaanDanJain, empresa líder em tecnologia para irrigação junto com outras empresas que lideram tecnologias e soluções para a produção de batatas, pretendem aumentar a velocidade e o impacto da inovação do sistema alimentar em direção à sustentabilidade e inclusão.

Confira os resultados da Fazenda Modelo da FMS AGRO:

Irrigamos três áreas experimentais com 2,5 ha/cada com os sistemas de irrigação por gotejamento, miniaspersão e aspersão.

Na irrigação por gotejamento o emissor utilizado foi o tubogotejador TopDrip PCAS (modelo autocompensante e antisifão) que garante uniformidade de lâmina em terrenos acidentados e previne a sucção de impurezas.

Na miniaspersão o emissor utilizado foi o aspersor Super 10 AC, com sistema autocompensante, que possibilita alta uniformidade de aplicação.

Já no sistema de aspersão foi utilizado o aspersor 5035SD bocal vermelho, único com dispositivo de impacto com SD (Super Difusor), projetado para distribuição uniforme de água para um ou dois bocais.

RESULTADOS:

produção de batata pepsico

*Fonte: Relatório PepsiCo

 

resultado parceria batata

*Fonte: Relatório PepsiCo

Impacto direto na qualidade da produção

A planta de batata tem raízes que se concentram na camada mais superficial do solo, o que faz com que seja uma cultura muito sensível à deficiência hídrica.

Plantas submetidas a condições de baixa disponibilidade de água são mais sensíveis a doenças e pragas, e em contrapartida, o excesso de água também pode ser muito prejudicial, já que reduz a aeração do solo, lava os nutrientes como o nitrogênio e o potássio, e dificulta a execução de algumas práticas operacionais, como as inspeções fitossanitárias e as pulverizações de defensivos dos campos de produção.

A adoção da irrigação localizada e fertirrigação no cultivo de batata na fazenda do grupo FMS Agro, possibilitou incrementos no lucro acima de 100% se comparado a irrigação por aspersão com adubação convencional e uma economia de 34% de água por kg de batata, além da obtenção de tubérculos de melhor qualidade e aspecto físico.

O conhecimento é o ingrediente ativo de maior resposta na produtividade e na rentabilidade da lavoura

A aplicação de fertilizantes depende de vários fatores: conhecê-los e controlá-los com planejamento em pontos críticos é essencial para aumentar a rentabilidade da cultura já que o manejo da fertilidade do solo no sistema de produção representa quase um terço do custo variável das propriedades.

Conheça o FERT HELP: a solução de fertirrigação da NaanDanJain! 🌱💧