Você sabe porque a irrigação é essencial para sua lavoura?

As soluções para os desafios rotineiros para o aumento da produção estão cada vez mais na palma da mão do produtor rural, através de tecnologias  e técnicas avançadas de como ter mais produtividade na lavoura utilizando menos recursos, automatização de processos para economizar mão de obra e etc.

A resposta para esses desafios não é simples, mas boa parte dessas soluções está em um adequado sistema de irrigação e correto manejo da cultura.

Um dos segredos-chave da produção em diversas culturas é o equilíbrio de água. Por isso, é importante que os projetos de irrigação priorizem o uso racional da água, evitando a falta ou excesso, pois ambos podem causar impactos.

Uma parte importante da agricultura só se viabiliza mediante a aplicação artificial de água. Em regiões afetadas por escassez em períodos específicos do ano, diversas culturas viabilizam-se apenas com a aplicação suplementar de água.

O uso da irrigação traz diversos benefícios, tais como o aumento da produtividade, a redução de custos unitários, a atenuação de riscos climáticos/meteorológicos e a otimização de insumos e equipamentos. A irrigação também é fundamental para o aumento e a estabilidade da oferta de alimentos e consequente aumento da segurança alimentar.

Um dos requisitos para implantar um sistema de irrigação na propriedade rural é possuir outorga para a atividade. No Brasil, a Agência Nacional de Água – ANA é a responsável pela emissão das outorgas de irrigação.

Com essa outorga é possível solicitar linhas de crédito para irrigação. No entanto, para solicitar a autorização é necessário cumprir os requisitos estipulados pela agência; que se baseiam principalmente na disponibilidade hídrica local. Também é preciso verificar os critérios estabelecidos em cada agência estadual de recursos hídricos, pois podem se diferenciar dos estabelecidos pela agência nacional.

Outro ponto importante de se verificar é se a água disponível para irrigação é boa para se realizar a atividade. Os teores elevados de sais, materiais em suspensão e a presença de patôgenos, podem afetar a escolha do sistema de irrigação e da cultura a ser implantados, ou até impedir o uso da água para irrigação. Para verificar a qualidade da água a ser usada na irrigação, podem ser realizadas análises em laboratórios do IPA, da Embrapa, Universidades Federais e de outras instituições credenciadas.

Além disso, a escolha do sistema mais adequado para a sua propriedade deve considerar o tipo de solo, o relevo, a disponibilidade de água, o clima, a cultura e o manejo de irrigação.

As tecnologias de irrigação aliadas a um correto manejo vieram para auxiliar em safras mais produtivas e a superar o desafio de produzir mais por gota d’água e a NaanDanJain, empresa líder no setor de irrigação localizada, oferece os mais variados sistemas e equipamentos de irrigação disponíveis no mercado nacional e internacional, com o objetivo de proporcionar o melhor retorno aos investimentos em irrigação.

Compartilhe Este Artigo:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp

Outras máterias

4 Cuidados importantes para um projeto de irrigação

O investimento em uma lavoura com ótimos resultados é o objetivo de todo produtor rural.…

6 Sinais de que você está fertilizando demais suas plantas

Sabe o ditado popular de que: “Tudo o que é demais faz mal”. Quando se…

10 dicas para garantir um bom manejo de irrigação de pastagens

Conhecer o solo, fazer a revisão dos equipamentos e montar um plano de irrigação são…

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Receba nossas novidades em primeira mão.